sábado, 10 de outubro de 2009

pensamento: DESAPEGO


.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir"
Thoreau, no livro
Walden, a vida nos bosques.
.

2 comentários:

  1. Olá!!! Rubens, parabéns por citar esse grande poeta e filósofo naturalista que vivia na floresta de Walden. Deixo aqui texto do livro Walden, que inclui " A desobediência Civil "
    Ao mesmo tempo que a realidade é uma fábula, simulações e enganos são considerados como as verdades mais sólidas. Se os homens se detivessem a observar apenas as realidades, e não se permitissem ser enganados, a vida, comparada com as coisas que conhecemos, seria como um conto de fadas ou histórias das Mil e Uma Noites.Se respeitássemos apenas o que é inevitável e tem direito a ser, a música e a poesia ressoariam pelas ruas afora. Quando nos mantemos calmos e sábios, percebemos que só as coisas grandes e dignas têm existência permanente e absoluta. Que os pequenos medos e os pequenos prazeres não passam de sombra da realidade, o que é sempre estimulante e sublime. Por fecharem os olhos e dormirem, por consentirem ser enganados pelas aparências, os homens por toda parte estabelecem e confinam suas vidas diárias a rotinas e hábitos erguidos em fundações puramente ilusórias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanilda. É sempre uma grande alegria receber seus comentários cheios de simpatia e incentivo. Desta vez, achei que sua colaboração merece estar na página da frente, devido à sua importância. Assim, você acaba de inaugurar mais uma seção do meu blog, a das colaborações.
    Um abraço.

    ResponderExcluir