quarta-feira, 7 de outubro de 2009

biografia: JANE MORAES


Jane Vicentina do Espírito Santo (Tatuí, 1943), mais conhecida como Jane Moraes, é uma cantora brasileira.

Iniciou sua carreira como profissional na orquestra do Zezinho e Luiz Arruda Paes, como crooner e vocalista com seus irmãos Sidney, Geraldo e Roberto. Apresentou-se em seguida durante um ano e meio no saudoso “João Sebastião Bar” com o grupo de Ely Arcoverde. Nesse mesmo tempo, gravou seu primeiro disco solo Janinha, com músicas de Walter Santos (Amanhã e Caminho) pela gravadora Farroupilha.

Logo depois formou com seus irmãos Sidney e Roberto o inesquecível conjunto vocal "Os 3 Moraes". Só para se ter uma ideia da importância deste trio, além de seus próprios discos, participou de gravações e de shows de artista como Baden Powell, Chico Buarque, Eduardo Gudin, Johnny Alf, entre outros. Eles participaram de todos os festivais de música da época, lançando grandes nomes, como o de Eduardo Gudin, Tom Zé, Egberto Gismonti, entre outros.

Jane Moraes foi convidada, então, por Francisco Buarque de Holanda para cantar solando em seu disco a música “Com açúcar e com afeto”, numa gravação que se tornou insuperável.

Em 1972, ganhou o primeiro lugar no Festival Universitário da TV Tupi, canal 4. Gravou, já em carreira solo, pela gravadora Odeon, músicas de Lupicínio Rodrigues, Tom Jobim e Eduardo Gudin. Atuou em publicidade, gravando várias peças (jingles) e trilhas sonoras para TV e filmes, e se apresentou durante 11 anos também na música comercial. Na década de 70, Jane formou, ao lado de seu marido Herondy Bueno, a dupla Jane & Herondy, que fez enorme sucesso com a canção "Não se vá", entre outras.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário