quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MUSEU DEVERÁ SER MUNICIPALIZADO


Comtur debate a municipalização da Casa de Cultura Paulo Setúbal

Na terça-feira (6), o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) realizou uma reunião nas dependências do Centro Cultural Municipal, para debater a municipalização da Casa de Cultura Paulo Setúbal, nos dias de hoje ainda vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura.

O prédio histórico que abriga a Casa de Cultura Paulo Setúbal passa por reformas. A previsão é que elas estejam concluídas até o dia 15 de novembro. O investimento é de R$ 792 mil, através de recursos estaduais. Atualmente, o acervo da Casa de Cultura Paulo Setúbal está sendo cuidado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari, de Brodowski-SP. Esta organização social administra sete museus no interior paulista, todos vinculados a Secretaria de Estado da Cultura.

Maria Aparecida Vieira Medeiros, da Secretaria de Estado da Cultura, respondeu ás perguntas dos membros do Comtur e também explicou sobre as obras no local. Disse Aparecida Medeiros que o prédio ganhará acessibilidade, com elevador e rampas, além de banheiros em todos os pisos. O forro e os pisos foram trocados.

Jorge Rizek, secretário municipal de Cultura, Turismo Esporte, Lazer e Juventude e presidente do Comtur, revelou aos presentes que o projeto da Prefeitura de Tatuí é incluir a Praça Manoel Guedes no contexto do novo prédio. A reforma da praça já começou a ser discutida com os moradores das adjacências ao prédio e junto a empreiteira que realiza as obras na Casa de Cultura.

Junto à Secretaria de Estado da Cultura já foram requeridos pela Prefeitura de Tatuí todos os documentos para a municipalização da Casa de Cultura Paulo Setúbal. Segundo Jorge Rizek, serão necessários estudos para a viabilização da municipalização e manutenção posterior do museu. “Queremos resgatar o que ali existe e abrir para o público um acervo interessante para visita”, destacou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário