sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ARTESÃO USA MATERIAL DO LIXO

Uma atividade que começou por acaso, na infância, vendo o pai trabalhar na oficina, hoje faz de um artesão de Tatuí um aliado na preservação ambiental. Renato Guido recolhe madeira e entulho das ruas e com eles faz móveis rústicos.

Transformar porta antiga, cadeira quebrada e toras que iriam virar lenha em móveis artesanais é o dom do Renato. Ele escolhe o material, põe a ideia no papel e mãos à obra. Limpa, lixae lei, restos de demolições. Ele não tem custos, só lucro. Outra vantagem é a questão ecológica. Não é preciso derrubar nenhuma árvore.

Corta aqui, mede ali e por fim monta. São em média sete horas para cada móvel ficar pronto: uma mesa, um armário, uma estante...

Para cada peça, uma técnica diferente, e o móvel fica a gosto do freguês. Por isso, não tem perigo de encontrar a mesma peça na casa de outra pessoa. Este é um dos motivos da preferência da Ana Flávia Medeiros, gerente de loja, pelo trabalho do Renato, aliado ao fato de contar com peças no estilo colonial muito bem elaboradas.

A matéria prima do artesão é o que as pessoas jogam fora. E o que ele encontra e usa são madeiras d

2 comentários:

  1. Bom dia Rubens; sou Renato guido, artesão que faz móveis rusticos com material de demolição,Vi minha reportagen no seu blog, tem várias reportagens que vão circular este mes, já saiu no jornal integração vai sair no progresso evai sair na revista A+magazine de boituva, sempre sai na tv em emissoras com programas sobre desenvolvimento de autosustentabilidade. Quando possivel venha conhecer o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu e-mail, Renato, e por ter visitado meu blog. Terei o maior prazer em conhecer seu trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir