quarta-feira, 16 de agosto de 2017

panc / Trapoeraba (Commelina erecta)

Foto: Rubens Oficial
Come-se cozida. As flores podem ser comidas cruas, em saladas. Mas ainda não comi. Rica em proteína, cálcio, magnésio e zinco. Planta ruderal.  A foto acima foi feita na Rua Nhonhô da Botica, em Tatuí.

Nome Científico: Commelina erecta L.
Nomes Populares: Trapoeraba, Andacá, Santa-luzia, Erva de santa luzia, Marianinha, Capoeraba, Maria mole, Mata-brasil.
Família: Commelinaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno, Plantas Daninhas
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América Central, América do Norte e América do Sul.
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

A trapoeraba é uma herbácea florífera originária dos trópicos, mas que possui grande capacidade de adaptação e hoje em dia pode-se vê-la em climas subtropicais e temperados. Ela apresenta folhas lanceoladas ou lineares, glabras (sem pelos), verdes, macias e de margens arroxeadas, onduladas e com cílios brancos. As hastes são eretas a ascendentes, com cerca de 40 cm de altura e facilmente enraízam quando os nós tocam o solo. As flores são axilares e apresentam duas pétalas azuis, grandes e vistosas e uma terceira pequena, branca e discreta. A floração ocorre na primavera e no verão.

É uma planta muito rústica, mas que não tolera períodos muito secos. Adequada para a formação de maciços e renques junto a muros, sendo excelente para cobrir o solo em torno do tronco das árvores, como forração de meia-sombra. Pode ser plantada em vasos e jardineiras também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário