sábado, 26 de agosto de 2017

PANC / Talina, Bênção de Deus

Foto: Rubens Oficial
Há muito tempo que eu comia Beldroega em saladas. Um dia meu pai me trouxe um maço de "beldroega", mas não era aquilo a que estava acostumado a consumir e... na dúvida, joguei fora. Hoje sei o que perdi: a incrível Talinum paniculatum, que tem inúmeros nomes populares, como bênção-de-deus.

Aprendi esse nome Bênção de Deus com o biólogo Daniel Forjaz. Aqui em Tatuí ela é mais conhecida por Beldroega-grande (como na Wikipedia) ou Berdoega graúda. Em outros lugares é chamada de beldroegão (como no Instituto Kairós). Mas é uma falsa beldroega, pois a verdadeira é a Portulaca olerácea. Bem adequado é o nome Talina, devido à denominação científica. 

Há quem a chame ainda de Major Gomes (como a Embrapa), e algumas corruptelas dese nome: joão-gomes, maria-gomes, maria-bombe, maria-gombe, inhá-gome.

Além de (falsa) beldroega, ainda é erroneamente denominada (falso) Ora-Pro-Nobis ou ora-pro-nobis miúdo, e (falso) caruru ou (falso) cariru..

Também é chamada de Língua de Vaca, Maria Gorda, Maria Mole, Caruru Manteiga, Erva Gorda, Beldroega Grande, Bredo, Bredo Major Gomes, Bunda Mole, Carne Gorda, João Gordo, Labrobró, Labrobró de Jardim, Mata-calos, piolhinha, quebra-tigela, fura-tacho, espinafre do Ceilão, espinafre do Suriname, espinafre de Java, espinafre filipino, beldroega francesa, Talina do Panamá, Talina de Java, Onze Horas, Flor da Fama, Joia de Opar (EUA), Amada, Folha Gorda, Folha de Água, Dedicada, Tu Ginseng, Rama do Sapo, Bom Cliente etc. 

O nome científico dessa planta é Talinum paniculatum. Ela é facilmente encontrada nas ruas, mas desse jeito está sujeira a fumaça de caminhão, urina de cachorro etc. Mas dá para conseguir a muda. Colhi esse ramo no mato. Comi em salada mista e também refogado. É bom. Uma conhecida me disse que ela é remédio para labirintite. É uma PANC - plantas alimentícias não convencionais, que eu gosto de conhecer..

Daniel Forjaz a chama de Bênção de Deus. Um estudo da Embrapa prefere Major Gomes. Uma publicação do Instituto Kairós diz Beldroegão. Um youtuber do Distrito Federal a chama de Maria Gorda. Vi um nordestino chamá-la de bredo. Também é muito conhecida como Língua de vaca e Folha gorda. Aqui em Tatuí é chamada de Beldroega, Berduega, Beldroega da folha grande. Há quem a chame de ora-pro-nóbis miúdo. Não gosto desses nomes que confundem.

Bem, já colhi para um refogado e para um caldo temperado com shoyu. Gostei. Mas agora li um estudo da Embrapa que me deixou maravilhado. Ela é riquíssima em nutrientes. Tem 500 vezes mais ferro que o espinafre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário