sábado, 8 de maio de 2010

Visualize os instrumentos de corda em uma orquestra

Os instrumentos de cordas são mesmo a base de uma orquestra e estão divididos da seguinte forma: primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além da harpa. Para você visualizar melhor, coloque-se por um momento no lugar do maestro. Do seu lado esquerdo, próximos à frente do palco, estão os primeiros violinos. Ao lado deles, mas mais para dentro do palco, estão os segundos violinos.
A diferença entre os dois grupos não está nos instrumentos, que são iguais, mas nas notas emitidas, em geral mais agudas nos primeiros, o que permite uma maior exploração das possibilidades sonoras do instrumento. Ao seu lado direito, próximos à frente do palco, estão os violoncelos. As violas estão à direita deles, mais para dentro e os contrabaixos bem à direita, ao fundo. É importante ressaltar, porém, que a posição do naipe de cordas pode variar, de acordo com o tipo de sonoridade que o maestro ou compositor quer alcançar.

Um comentário:

  1. Adoro o som do violoncelo, para mim é o som mais bonito da orquestra, não desfazendo dos outros, é claro, pois cada um tem sua beleza e função.
    Um solo de Violoncelo é divino!
    Bjs.

    ResponderExcluir