domingo, 30 de maio de 2010

Quem tem mais de 50 é mais feliz?

Do R7 - A vida parece mais colorida depois dos 50, diz um novo estudo. Pessoas com mais de 50 anos geralmente são mais felizes e sofrem menos estresse do que jovens adultos com mais de 20 anos, revelaram pesquisadores da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos.

Os resultados foram baseados em um estudo do Instituto Gallup - realizado por telefone, em 2008, com mais de 340 mil americanos -, e só foram revelados agora porque os pesquisadores levaram em conta outros fatores que pudessem contribuir para diferenças no bem-estar: se os participantes eram casados, tinham filhos em casa ou estavam empregados.

Sentimentos como felicidade, prazer, estresse, preocupação, raiva e tristeza mudaram com a idade, mas revelaram padrões bem diferentes.

Por exemplo, o estresse e a raiva diminuíram da juventude à velhice. Mas a preocupação se manteve constante até os 50, quando ela começou a cair. Os níveis de tristeza aumentaram um pouco no começo dos 40 e diminuíram na metade dos 50, mas a tristeza como um todo não mudou muito ao longo do tempo.

Homens e mulheres mostraram padrões de bem-estar muito parecidos ao longo do tempo.

Embora as mulheres tenham apresentado níveis mais altos de estresse, preocupação e tristeza do que os homens, elas atingiram os mesmos níveis de felicidade deles e disseram se sentir bem em relação à vida delas.

Existem diversas teorias que explicam por que as pessoas se sentem melhor com o passar do tempo que não têm a ver com o estilo de vida.


Pode ser que as pessoas mais velhas controlem melhor suas emoções do que as mais jovens. Ou por que as pessoas mais velhas se lembram menos de fatos negativos e por isso são mais felizes.

Ou ainda por que pessoas mais velhas focam menos o que alcançaram ou não na vida e mais em como aproveitar melhor o resto de suas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário