quinta-feira, 15 de março de 2018

panc do dia | Crepe japonês






O crepe japonês tem seu nome popular derivado de seu nome científico: Crepis japonica. Isto porque foi descrito pela primeira vez no Japão. É também chamada de crepe do Japão e, em inglês, de barba de falcão (não sei o porquê). Crepe lembra aquele tecido macio e amassado que conhecemos, mas não sei no latim.

Planta alimentícia não convencional de flor amarela forte, com incontáveis pétalas, de apenas um centímetro, e parecida com a flor do dente-de-leão. Suas folhas são um pouco alongadas, macias, enrugadas e levemente encaracoladas. Planta em forma de roseta de até 30 cm de altura. Caule liso e leitoso. Raiz profunda. É encontrada frequentemente junto a muros, paredes e blocos de cimento, locais úmidos e isolados. Come-se crua ou cozida. Eu comi crua, na salada. Tem sabor que fica entre a alface e o almeirão. Na foto, o meu almoço de hoje: arroz integral, feijão carioca, carne, cenoura crua ralada e salada de crepe japonês com tomatinhos sweet grape.

Existem alegações de efeitos antivirais e anticarcinogênicos, o que seria extraordinário, mas que não pude confirmar até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário