quarta-feira, 14 de março de 2018

biodiversidade / Melissa

Foto: Rubens Oficial

Foto: Rubens Oficial

A Melissa (Lippia alba) também é conhecida como cidreira por seu cheiro semelhante ao capim-cidreira. Existem várias espécies de melissa e todas apresentam mais ou menos as mesmas características. 

A melissa é depressora do sistema nervoso central, calmante, ansiolítica, sonífera e controla os batimentos cardíacos (bom para quem sofre de taquicardia). Tem ação analgésica e anti-inflamatória local (em compressas). Também utilizada contra cefaleias, cólicas uterinas e intestinais. Elimina a formação de catarro (mucolítica) e é útil contra bronquites. Tem ação antienvelhecimento, antitumoral, bactericida, além de ser bom antimicrobiano. Protetora do estômago com atividade anti-úlcera. Também é usada em fórmula de creme facial tonificante. Até parece que sou botânico, mas foi o que encontrei em vários estudos.

Colhi um galho numa planta de calçada na rua São Martinho, em Tatuí SP. Fotografei e preparei esta matéria. À noite, tomamos chá (o certo é falar infusão) de melissa com gengibre. Ficou delicioso. 

Acho estranho que a Melissa officinalis seja chamada de erva-cidreira e não de melissa. E que Lippia alba, esta que estamos vendo, seja chamada por esse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário