terça-feira, 5 de março de 2019

Chá de oliveira

Ganhamos uma porção de folhas secas de oliveira para chá e, então, fui verificar o que consta sobre as suas propriedades medicinais.

Em um canal do Youtube, vi uma entrevista da médica e nutricionista Liz Peters Inamine dizendo maravilhas: a folha de oliveira reduz gordura visceral, acelera o metabolismo e é antimicrobiana. Outro vídeo, do canal de Elda Wichmann, que tem muitos milhares de inscritos, diz que a planta é um potente emagrecedor, além de antioxidante.

Uma pesquisa portuguesa avaliou sua atividade in vitro contra vários micro-organismos. Em baixas concentrações, diz o estudo, os extratos de folhas de oliva mostraram uma ação antibacteriana e antifúngica combinada incomum, o que sugere seu grande potencial como nutracêutico, principalmente como fonte de compostos fenólicos. No entanto, um médico conhecido, o Dr. Patrick Rocha, limitou-se a dizer em vídeo que o produto é saudável e tem propriedades diuréticas, mas nada de fantástico. Considera os resultados científicos ainda inconclusivos. 

Por fim, visitei o canal de um produtor de oliveiras: Vitruvius Maquete. Ele tem um livro sobre a planta: Oliveira, a Árvore da Vida. Mas o assunto do vídeo não era propriamente os benefícios do consumo do chá.  O canal alertava para a venda de folhas falsas de oliveira. Mostrou um pacote de folhas mais largas que as da verdadeira oliveira que encontrou no comércio. A Olea europaea, a verdadeira oliveira, tem folhas estreitas e alongadas. A falsa provavelmente, disse ele, sejam folhas de oliveira do Ceilão - Elaeocarpus serratus, cultura diferente da que é usada para chás.

O vídeo da Vitrivius Maquete dizia ainda que sua produção era exclusiva para fornecimento de folhas para chá e, por isso, sem agrotóxicos. Estes seriam utilizados nas lavouras para produção de azeitonas.

Fica aqui o registro. O chá é bom, tem sabor suave. Minha mulher está achando que ele dá sono, será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário