segunda-feira, 2 de abril de 2018

biodiversidade | Turnera

Turnera subulata (Foto: Rubens Oficial)


A 'Turnera subulata' ou 'Turnera ulmifolia' é uma planta brasileira e de toda a América tropical. Como nomes populares de referência, encontrei 'chanana' (Daniel Forjaz e UFPE) 'seca-estrepe' (Embrapa) e 'flor do Guarujá' (Mercado Livre). Também conhecida popularmente como 'flor do meio dia' ou 'albina'. Gosta de pleno sol e não suporta geada. A foto acima é da Rua Bento Pires, no centro de Tatuí SP. 

Trata-se de uma planta invasora e ruderal, mas também alimentícia e medicinal. Comem-se as flores. As folhas dão ótima infusão (chá). O nome 'flor do meio dia' deve-se ao fato de se abrir ao amanhecer e se fechar por volta do meio dia (como um cigarrinho). São flores diárias. Comi suas flores em meio a uma salada de escarola. Não fotografei porque as flores se fecharam.

Fitoterapia: Segundo estudos, as folhas da turnera não apresentam toxicidade relevante. É usada, em forma de infusão, como antioxidante, anti-inflamatório (muito útil para colite e síndrome do intestino irritável), como protetor gástrico (recuperação da mucosa do estômago), hepatoprotetor, redutor da glicemia, antibiótico (também usado para potencializar antibióticos, como a neomicina), bactericida (eficiente contra a Staphylococcus aureus e a Escherichia coli), antitumoral (80% de eficiência contra tumores mamários) e combate a AIDS (a tintura da turnera controla o HIV e aumenta a produção de leucócitos).

Não confunda com a Turnera diffusa, que é outra planta. Conhecida como damiana, apresenta flores amarelas e de menor tamanho. Trata-se de uma planta com alegações  de efeito afrodisíaco (aumenta o desejo sexual e diminui a ansiedade) tanto de homens como de mulheres. Esta eu ainda não identifiquei aqui na minha cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário