segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

PANC do dia: Serralhinha de Flor Vermelha

Emilia fosbergii. Foto: Rubens Oficial
Emilia fosbergii. Foto: Rubens Oficial

Colhi e preparei hoje um refogado de emília, a Emilia fosbergii. Como lembra um pouco a serralha, ela também é conhecida como (falsa) serralha, serralhinha ou serralhinha da flor vermelha. As flores lembram muito um pincel de cerda redonda e vermelha. Por isso, também é conhecida como pincel, pincel de estudante, pincel de poeta, pincel de amor ou broxa. Não sei porque aparece na literatura o nome popular "algodão de preá".

As folhas são irregulares, às vezes longas, outras vezes ovaladas, mas sempre com serrinhas. São levemente aveludadas. O sabor é suave.

Para quem quer saber mais, posto abaixo uma matéria do site Essas e Outras.


ESSAS E OUTRAS - Planta Alimentícia não convencional (Panc), planta comestível, erva daninha, conhecida popularmente como serralhinha, serralha brava, pincel de estudante, brocha, falsa serralha, é assim que é denominada a planta da família Asteraceae/Compostas, de origem diversa, sabor suave, livre do amargo típico das serralhas.

A serralhinha de flor vermelha é toda comestível, desde as raízes, folhas e flores e tem efeito terapêutico com vários benefícios para saúde tanto na forma de alimento como em forma de remédio caseiro. A planta é usada em salada, sopas, refogada e quem provou aprovou.

Nutrientes da serralhinha de flor vermelha

Com vitamina A, óleos essenciais, goma que forma uma gelatina quando em contato com água, a mucilagem. Ela tem ainda flavonóides e alcalóides tóxicos que em excesso podem fazer mal à saúde. A dica é ingerir a serralhinha sem muita regularidade como alimento por conter substância que em excesso pode ser tóxica. Suas flores são comestíveis e enfeitam pratos.

Indicações

O uso mais comum da serralhinha de flor vermelha é como expectorante, onde suas folhas (1 colher das de sobremesa) são picadas, colocadas em infusão (1 xícara das de chá de água fervente) e tomar 2 vezes ao dia. Esta infusão melhora resfriados, gripes, asma, faringite, amigdalite e dores no corpo.

A Emília também age como diurético, contra afecções das vias urinárias onde é empregado raízes, folhas e flores, sendo 1 colher das de sopa da erva toda picada para 1 ½ copo de água que deve ferver em fogo baixo por 5 minutos. Beber meio copo pela manhã e meio copo no fim da tarde.

Para tratar afecções da pele, feridas, escaras, colocar a folha fresca machucada sobre o ferimento.

Para tratar febre, problemas no olho a dica é picar 1 colher das de sopa de folhas frescas com 1 xícara das de chá de água.

Contra-indicação

Não comer serralhinha de flor vermelha em excesso, ela contém alcalóides tóxicos, principalmente depois da floração, que podem fazer mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário