segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Mangueira (Mangifera indica)

Foto: Rubens Oficial


Manga
Mangifera indica 
Fruta de mesa muito consumida em todo o mundo. Seu principal princípio ativo é a mangiferina que tem inúmeras propriedades medicinais e pode ser encontrada em todas as partes da planta, contudo suas maiores concentrações estão na casca do tronco e nas folhas novas, popularmente muito utilizadas em várias preparações medicinais. O uso da mangiferina é seguro, não sendo encontrados efeitos colaterais relevantes nas doses recomendadas. Somente pessoas alérgicas a manga ou a algum de seus princípios ativos não devem usar a mangiferina. 

O extrato da casca do tronco apresenta ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, como reumatismo e artrite. É bom estimulante do sistema imunológico. A mangiferina demonstrou excelente ação contra o câncer do intestino. Contra doenças autoimunes teve excelente ação reduzindo e controlando o sistema imunológico. Ainda, demonstrou excelente ação contra alergias crônicas. Outra propriedade é a antitérmica. Demonstrou ação inibidora de convulsões em crises epiléticas induzidas. Constatou-se sua segurança e efetividade tanto em prevenir, quanto em combater a periodontite. Foi verificada atividade gastroprotetora, prevenindo contra lesões contra o tecido estomacal. A mangiferina foi capaz de reduzir em até 60% a sensação de dor em cobaias. Teve um efeito relaxante evitando ou atenuando as crises de asma alérgica, principalmente em associação com ômega 3. Ainda, apresentara excelente ação anti-inflamatória para o pulmão, servindo contra bronquites, pneumonia e asma, além de apresentar efeito antibiótico contra bactérias pulmonares. Outra ação é a proteção cerebral contra danos causados pela isquemia. 

Suas folhas e casca do tronco apresentam apreciável atividade antidiabética, reduzindo as taxas de açúcar, com efeito semelhante a medicamentos comerciais. Os extratos das folhas se mostraram eficientes no controle do colesterol. Ainda, uma excelente ação antioxidante. Demonstrou-se que o extrato das folhas foi muito eficientes em prevenir danos ao fígado e ao cérebro causados pela obesidade. 

As sementes, sem sua casca dura, tem forte ação antidiarreica

Extratos das cascas dos frutos demonstraram potencial antioxidante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário