sábado, 19 de outubro de 2013

História da Obra de Deus no Bairro Boa Vista, em Tatuí

 A Obra de Deus no bairro Boa Vista, em Tatuí, também conhecido como Guilherme Wendell, nome da extinta estação ferroviária, teve início no ano de 1942, na casa do irmão José Berger, cooperador, com cultos às quartas-feiras, à noite, e aos domingos, à tarde. O primeiro batismo no local foi realizado no dia 26 de setembro de 1943, atendido pelo irmão Fernando Afonso, ancião de Sorocaba, quando obedeceram 26 almas. No segundo batismo, em dezembro do mesmo ano, atendido pelo mesmo ancião, Deus chamou mais 16 ou 17 almas.


No ano de 1944, foi construída a primeira Casa de Oração, de madeira, em terreno cedido pelo irmão José Berger. Nesse ano, também é realizado, em março, o terceiro batismo: obedeceram 8 ou 11 almas. O irmão José Berger atende a obra até o ano de 1947, quando o Senhor o recolhe na terça-feira da Assembleia do Brás, da qual pretendia participar. O novo cooperador se chama Salvador Rodrigues.

Em 1949 é formada a orquestra na congregação do bairro Boa Vista, sempre chamada de Guilherme Wendell, devido à estação. A casa de oração de madeira daria lugar a uma nova construção de alvenaria no ano de 1954. O último batismo no local de que se tem notícia aconteceu em 1965 ou 1966, quando obedeceram três almas.

O irmão Camilo Antonio Leite substitui Salvador como cooperador a partir de 1968, permanecendo até 14 de janeiro de 1989, quando dorme no Senhor. A partir desta data, aquela obra passa a ser atendida pelo irmão José Antunes, morador do bairro próximo do Guaxingu, até que Agenor da Paz assume como cooperador.  A casa de oração é ampliada e reformada e novos batismos foram feitos num lago natural na propriedade vizinha até que é construído um tanque artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário