quinta-feira, 18 de outubro de 2012

“ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA” CHEGA À RAJ DE SOROCABA

16/10/2012

Presidente e integrantes de sua equipe foram ouvir juízes da região em busca de soluções para melhoria do desempenho do Judiciário

A sétima reunião do projeto Administração Participativa foi ontem (15) em Sorocaba. O roteiro é parecido, mas em cada Região Administrativa Judiciária há uma realidade – embora a matéria-prima seja a mesma: processos e recursos humanos/materiais voltados à distribuição da Justiça. Em cada visita, o presidente do Tribunal de Justiça e os juízes assessores que o acompanham voltam para São Paulo com um rol de procedimentos e/ou providências a serem tomadas. Algumas serão imediatas; outras, que dependem de ações conjuntas, necessitam de mais tempo. Todas, no entanto, são analisadas e as respostas chegam aos destinatários. Ontem foi a vez da 10ª RAJ, com sede em Sorocaba, que abrange quatro circunscrições judiciárias: Itu (20ª); Itapetininga (22ª); Itapeva (49ª) e a própria Sorocaba, (19ª).

Desde o início da gestão, o presidente Ivan Sartori tem realizado essas reuniões no interior do Estado com magistrados, servidores e representantes da municipalidade. É a chamada Administração Participativa. A primeira foi em Ribeirão Preto, sede da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ); a segunda, em Santos (sede da 7ª RAJ); a terceira em Presidente Prudente (sede da 5ª RAJ), a quarta em Bauru, (3ª RAJ); a quinta em São José do Rio Preto (8ª RAJ), a sexta em Campinas (4ª RAJ) e agora em Sorocaba.

As reuniões – três no total – foram acompanhadas pelo juiz diretor da 10ª RAJ, José Elias Themer, pelos juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Silvana Amneris Rôlo Pereira, João Baptista Galhardo Júnior e Marcelo Lopes Theodosio, pelo chefe de gabinete do TJSP, Tarcisio dos Santos e pelo secretário da Presidência do TJSP Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar.

José Elias Themer, que também é diretor do fórum e titular da 7ª Vara Cível, elogiou a criação do projeto “Administração Participativa”. Para ele, as RAJs são uma transformação total na estrutura administrativa do Poder Judiciário. “O presidente Ivan Sartori é seguramente o mais democrático dos presidentes que já estiveram à frente do Judiciário paulista e é de suma importância esse contato que mantém, não apenas com os magistrados, mas com todos os servidores do Tribunal de Justiça.”

No “Administração Partipativa” da RAJ de Sorocaba, o presidente falou dos objetivos ainda a serem alcançados, detalhou o que já foi colocado em prática nos quase dez meses em que está à frente do Judiciário e fez uma síntese do que é preciso para melhorar a prestação jurisdicional em benefício da população. Os assuntos variaram desde a necessidade de colocação de ar-condicionado já na região faz muito calor até locação de espaços para a melhoria da estrutura física em determinadas comarcas. Instalação de varas e reposição de servidores também foram solicitações que não ficaram fora de pauta.

Na reunião com o prefeito Vitor Lippi, a deputada estadual Maria Lúcia Amary, integrantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública, das Polícias Civil e Militar vários outros assuntos foram discutidos; de vagas para idosos a questões atinentes aos Centros de Detenção Penitenciária em construção na região.

“Só um presidente fez muito pelos servidores, mas o senhor já fez muito mais.” – Com essas palavras uma servidora se dirigiu ao presidente Sartori na oportunidade que teve de os servidores fazerem as suas indagações. Ela não foi a única. O representante da Família Forense local também agradeceu a ida do presidente à RAJ de Sorocaba e o parabenizou pelo pioneirismo à frente das ações. Um oficial de Justiça, Rubens Antonio da Silva, falou já quando a equipe saía do prédio: “presidente o senhor não tem ideia da esperança que os servidores depositam no senhor”.

Sobre a 10ª RAJ de Sorocaba – Com a recente criação das RAJs, o Tribunal de Justiça tem nas dez sedes um polo administrativo instalado para trazer melhorias, como economia nas aquisições de suprimentos, concursos de admissão de servidores regionalizados e celeridade nas execuções fiscais, criminais e do colégio recursal, entre outras providências que visam facilitar a gestão do Judiciário. Nessa região vivem de 2.279.384 habitantes (censo de 2010). Nas comarcas que integram a RAJ trabalham 2.078 servidores e existem 1.141.617 processos em andamento.

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Na reportagem do Tribunal de Justiça, houve um equívoco. A minha fala não ocorreu neste evento em Sorocaba, mas na inauguração oficial do novo fórum de Tatuí.

    ResponderExcluir