terça-feira, 6 de julho de 2010

Futebol

O futebol, como o conhecemos, teve origem na Reino Unido, o que dá ao País o direito exclusivo de participar das copas com mais de uma seleção: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A nomenclatura do esporte tem sua origem no inglês. No entanto, descobriu-se que na China, há cerca de 2.500 a 3.000 anos aC, já se praticava um esporte muito parecido com o futebol atual e os chineses foram reconhecidos pela FIFA como os inventores do esporte.

O futebol é para as pessoas esporte, recreação, exercício físico, espetáculo e profissão. Os times tem suas torcidas compostas por fãs influenciados desde crianças por pais e amigos. O fanatismo pode muitas vezes chegar à violência contra a torcida adversária. É curioso que esse fanatismo é exclusividade da torcida, já que os jogadores, sendo profissionais, defendem, não o seu time de coração, mas o seu empregador que lhe paga os salários. É comum um jogador ser considerado ídolo por uma torcida e, pouco tempo depois, atuar contra o time dela. 

O órgão dirigente máximo do futebol mundial é a FIFA. Um brasileiro, João Havelange, foi responsável pela disseminação do esporte no mundo. Foi com ele que a FIFA juntou um número de países membros maior que o das Nações Unidas. No entanto, ao contrário de outras federações esportivas, a FIFA não adota a tecnologia como ferramenta de transparência e justiça nos jogos. Considera que os erros dos árbitros é benéfica à divulgação do futebol por meio das polêmicas. E os árbitros acabam conhecidos como ladrões.

Como a maioria dos esportes, o futebol traz alegria e tristeza simultaneamente. É preciso que uns percam para que outros ganhem. Uns precisam chorar para que outros festejem. A Lei de Gérson - levar vantagem sempre - é a meta. Sem compaixão. Quando há forte rivalidade entre torcidas, chega-se mesmo a torcer pela derrota de certo time, mesmo que isso não traga nenhum benefício direto ao seu time do coração. A violência entre os jogadores também tem sido notada, verdadeiros crimes praticados contra colegas de profissão. Nota-se que as lesões corporais, mesmo sendo presenciadas por milhares de pessoas, gravadas em vídeos e transmitidas por televisão, ninguém é autuado pela Polícia ali presente. Por falar em Polícia, é ela que faz a segurança nos jogos, mesmo quando praticados em estádios particulares.

O copa mundial de futebol revela no Brasil a maior declaração de patriotismo do povo. As empresas e as repartições públicas fecham para que todos assistam aos jogos da seleção pátria. A bandeira do Brasil e o Hino Nacional passam a fazer parte do cotidiano das pessoas. 

Os jogadores de futebol, mesmo os medíocres, são mais conhecidos do que os cientistas com publicação em revistas especializadas. O torção de um tornozelo de jogador vende mais jornal do que a descoberta de uma vacina. O maior número de gírias no País é composto por termos oriundos do futebol. O presidente da República faz questão de utilizá-las. Futebol é assunto certo para fazer amizade entre nós, brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário