domingo, 21 de fevereiro de 2010

Carnaval

A palavra Carnaval tem o significado de "adeus à carne". É uma referência à tradição católica romana de abstenção ao consumo de carne. Mas a festa que conhecemos não tem nada disso. Chega mesmo a ser considerada um evento meramente carnal, em seu sentido oposto ao espiritual, uma festa pagã. Lembro de certa vez, quando trabalhava em Boituva, que os quadrangulares daquela cidade criaram, no período de carnaval, um evento chamado Espiritoval. Carnaval sugere "carne vale", "o que vale é a carne", coisas assim. Hoje, a palavra Carnaval é tida como sinônima de Folia. A palavra mais vinculada à festa é Alegria. É tida como uma pausa no stress do dia-a-dia.

No período do carnaval, as autoridades se preocupam com as consequências do aumento no consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes, e da promiscuidade, que resultam em violência, acidentes e proliferação das DSTs. Policiais cumprem escalas extras, os etilômetros são amplamente utilizados nas estradas para flagar foliões embriagados, são distribuidos preservativos para a intimidade. São registrados muitos casos de atentado ao pudor.

A máscara é tradição no carnaval. Esconde-se o rosto para tirar a máscara do dia-a-dia. Assim me falaram.

Um comentário:

  1. Já li um sem-número de referências pro carnaval - tradição de um zilhão de países medievais, cada uma tendo a ver com diferente coisa... esta é interessante também... :)

    ResponderExcluir