quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

AUTOESTIMA

SINAIS DE PERIGO

Se você se identifica com quatro dos sintomas desta lista, você tem baixa autoestima. (Nathaniel Branden, psicoterapeuta estadunidense).

1. Fazer autoavaliações frequentes, perguntando: “Por que sou assim”?
2. Sentir cansaço e stress constantes diante das atividades normais do cotidiano.
3. Preferir ficar sozinho a conhecer novas pessoas. Ter dificuldade em fazer novas amizades.
4. Sentir-se incapaz de atingir objetivos anteriormente determinados.
5. Achar que as coisas só dão certo com os outros.
6. Sorrir raramente e ter uma visão negativa das pessoas com quem convive.
7. Evitar fitar os olhos do interlocutor ao conversar.
8. Achar-se o motivo do aborrecimento alheio.
9. Temer o futuro, achando que as coisas ruins vão acontecer.
10. Colocar a culpa nos outros pelos próprios erros.

SINAIS DE BAIXA AUTOESTIMA

(Ana Maria Rossi, psicóloga brasileira)

1. Fico ofendido ao receber críticas.
2. Quando passo por período de stress, minha saúde fica debilitada e acabo doente.
3. Faço coisas contra a minha vontade para agradar aos outros e ser aceito no grupo.
4. Costumo exagerar meus defeitos e minimizar minhas qualidades.
5. Ao conhecer alguém bem sucedido, fico pensando: Por que não sou assim?
6. Sinto que não posso contar com meus amigos, porque nossa amizade é superficial.
7. Sou perfeccionista e exijo muito mais de mim que dos outros.
8. Relacionar-me com outras pessoas é uma tarefa árdua, que exige um enorme esforço.
9. Antes de apresentar algum trabalho ou projeto, sinto que vou fracassar.
10. Evito criar intimidades com outras pessoas.
11. Sinto-me inseguro ao encarar um novo desafio.
12. Culpo-me quando as coisas não saem como planejadas.
13. Quando o meu sucesso é reconhecido, desconfio dos elogios.
14. Acho que pedir ajuda diante de um problema é sinal de fraqueza.
15. Antes de um compromisso social, tomo bebida alcoólica ou algum calmante para me sentir mais seguro.

SUGESTÕES:

1. Não desdenhe aquilo que você é. (Michel de Montaugne)
2. Aprenda a adequar sua maneira de agir aos valores da sociedade onde vive. (Shinobu Kitayama)
3. Concentre-se nos pontos fracos que podem ser mudados e melhorados. (Daniel Hart).
4. Identifique os comportamentos e as crenças negativas que foram construídos durante sua vida. Questione essas crenças. As que não contribuírem para uma vida harmoniosa devem ser limadas do comportamento do dia-a-dia. São os pensamentos e as atitudes próprios – e não os eventos externos – que moldam os sentimentos. (Eliana Melcher Martins).

REGRAS BÁSICAS PARA ELEVAR A AUTOESTIMA

1. Examine seu passado e perceba os erros que podem ser corrigidos, e concentre-se neles. Aceite o que não pode ser corrigido ou melhorado.
2. Esforce-se para encontrar um meio-termo entre o tudo e o nada.
3. Dê um sentido à sua vida, seja em prol da comunidade ou de sua carreira.
4. Ao receber críticas, lembre-se dos elogios correlatos.
5. Comente com sua família e seus amigos suas realizações positivas. Alardear o próprio sucesso ajuda a reforçar sua autoconfiança e elevar sua autoestima.
6. Faça ginástica. A prática regular de exercícios ajuda a elevar a autoestima.

AUTOSSUGESTÃO

Repita calma e mecanicamente vinte vezes seguidas uma das frases abaixo para si mesmo para que, ao ser ouvidas, façam parte de você.
* Tenho valor.
* Um dia todos me respeitarão e me admirarão.
* Gosto de mim.
* SOU CAPAZ DE FAZER MINHAS TAREFAS.
* Eu me respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário