domingo, 3 de janeiro de 2010

VAI VIAJAR? PRESERVE O AMBIENTE NATURAL.

Antes de viajar, lembre-se de desligar o gás, a água e os aparelhos eletrônicos da tomada. Desligue também o ar condicionado e o aquecedor. Cancele o recebimento de jornais e revistas ou faça uma doação, desviando a entrega para uma escola ou para a Biblioteca Municipal enquanto estiver fora.

Quanto mais perto o destino, melhor! Se puder optar, viaje de trem ou ônibus - o impacto é menor do que o do avião ou de carro. Se for de carro, aumente a eficiência: calibre os pneus e faça uma revisão antes de pegar a estrada. Uma vez no seu destino, caminhe, use o transporte público, abuse da van do hotel, divida o táxi, alugue uma bicicleta... assim você conhece muito melhor o lugar e a paisagem! Se for mesmo alugar um veículo, opte por um modelo híbrido e econômico.

Escolha uma hospedagem verde: a empresa é local e operada por habitantes locais? Ou pelo menos os funcionários são do lugar? Existem programas de reciclagem? Há a opção dos hóspedes usarem as toalhas novamente, em vez de pedir para trocá-las todos os dias? Existem sistemas de economia de água e energia nos banheiros e quartos? Que fim leva o esgoto do hotel? Dê feedback: elogie as iniciativas sustentáveis do lugar e sugira novas maneiras de reduzir o impacto no ambiente.

Mantenha os mesmos bons hábitos verdes que você já tem em casa: economize água ao tomar banho e escovar os dentes; desligue o ar condicionado, a luz e os aparelhos eletrônicos ao deixar o quarto; reuse toalhas e lençóis; leve seus próprios produtos de higiene em vez de usar os descartáveis - se usar os do hotel, leve o que sobrar para continuar aproveitando em casa; separe o lixo para reciclar e jogue-o nos recipientes apropriados.

Na hora de fazer turismo, lembre-se da velha máxima: leve somente fotografias e não deixe nada além de pegadas. Faça excursões apenas com operadoras que são ambientalmente responsáveis, e com poucas pessoas: quanto menor o grupo, menor o impacto. Dê preferência aos guias locais. Ao fazer trilhas, nunca saia do caminho demarcado e não incomode os animais que encontrar - nem pense em alimentá-los! Deposite o lixo no lugar apropriado ou leve-o de volta com você. Só acenda fogueiras em locais permitidos e lembre-se de se certificar de que o fogo foi totalmente extinto antes de levantar acampamento. Quem gosta de mergulho deve se lembrar que corais são estruturas frágeis, que não devem ser tocadas. Compre lembrancinhas, alimentos e suprimentos locais, em lojas da comunidade, sempre que possível. Rejeite souvenirs que utilizarem produtos de origem animal ou plantas da fauna e flora locais. Trate os nativos com respeito.
Fonte: MSN Verde

Um comentário:

  1. Olá!!
    Passando para deixar um abraço e avisar que meu Bloginho está completando 1 aninho!
    Gostaria da sua presença, comemore comigo deixando sua marquinha...
    Também ofereço meu Selinho, se gostar, pode levá-lo com você!
    Beijos ♥
    Isabella,
    www.talkisabella.blogspot.com

    ResponderExcluir