quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O QUE FAZER PARA PRESERVAR A MEMÓRIA

Poucas pessoas podem se dar ao luxo de não se preocupar com a memória. Parece inevitável. As ocupações profissionais e familiares parecem que esgotam nossa capacidade de reter informações. Então toda boa notícia para a preservação da memória é recebida com euforia e nunca desistimos de encontrar a tão sonhada chave que abrirá nosso repertório de conhecimentos. Uma reportagem publicada pela revista Saúde, da Abril, nos dá uma mão cheia de dicas. Conte nos dedos:
1. Dieta - O ômega 3 estimula o surgimento de neurônios e preserva os que estão ativos; ele é encontrado nos peixes de água gelada (sardinha, cavalinha, atum, salmão, bacalhau etc), na linhaça e rúcula; A colina, substância encontrada nos ovos, serve de ingrediente para um neurotransmissor caro à formação da memória; e frutas e verduras combatem o stress oxidativo. Recomenda-se, ainda, a redução no consumo de carnes vermelhas, que, expostas a altas temperaturas, viram um berço de moléculas tóxicas aos neurônios.
2. Exercício físico - Caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta melhoram a elasticidade das artérias (e, então, elas conseguem prover o cérebro de oxigênio e nutrientes com abundância) e ainda estimulam o brotamento de neurônios  no hipocampo, região onde são arquivadas as memórias recentes.
3. Exercício mental - Atividades prazerozas que trabalhem a atenção, como leitura, palavras cruzadas, jogos de baralho ou xadrez, navegar na internet ou mesmo um vídeogame, favorecem a formação de novas conexões entre as células e reforçam as redes neuronais.
4. Sono - Uma boa noite de sono é crucial para processarmos os eventos do dia e consolidarmos a memória. E agora sabemos que a privação do sono aumenta o acúmulo de placas amiloides no cérebro. Por isso, é importante tratar a insônia e a apneia, se quisermos vida longa à memória.
5. Saúde bucal - Eis a maior surpresa. Inflamações que afetam os dentes e as gengivas repercutem nas funções cognitivas. Cuidar da higiene bucal é, portanto, cuidar da memória.
São diversas pesquisas nacionais e estrangeiras que trazem essas notícias. A matéria completa você encontra na revista SAÚDE! é vital, nº 320, de janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário