quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Trofoterapia: um caminho

Trofoterapia é um termo muito pouco conhecido, mas ela foi praticamente enunciada pelo pai da medicina ocidental, Hipócrates. Trata-se do tratamento da saúde pela própria alimentação: "seja o teu alimento, o teu medicamento" (Hipócrates).

Para poder se antecipar às doenças, é bom ter conhecimento de nossas necessidades nutricionais e dos nossos inimigos na mesa.

Para facilitar, criei um quadro dividido em quatros partes, assim distribuído:

1. Quais as comidas e bebidas que fazem mal a todo mundo?
Eu digo que são: refrigerante, trigo, soja, açúcar, gordura trans etc.

2. Quais os alimentos que fazem mal para mim?
Aqui é uma questão pessoal. É importante conhecermos aquilo que, por experiência, nos traz desconforto. No meu caso, eu escrevo "Café" no quadro.

3. Quais os melhores alimentos disponíveis na minha região?
ovos, coco e derivados, castanhas, azeite, açafrão, verduras escuras (como brócoli e couve) etc.

4. O que é necessário suplementar?
Há nutrientes que não conseguimos encontrar nos alimentos disponíveis na nossa região. Para nós brasileiros, enumero: ômega 3, iodo, magnésio, vitamina K2 etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário