sábado, 26 de dezembro de 2015

Ao casamento de Estêvão e Evelyn

(Rubens Oficial)

Uma nova história se inicia. Dois que andavam por caminhos diversos de repente se viram lado a lado, olhando na mesma direção. E o caminho se tornou mais lindo, as fraquezas já não se sentia mais, as incertezas já se dissipavam, e a vontade de avançar foi absoluta. Os semblantes agora são de regozijo, as falas são de sonhos. Não os sonhos da ilusão, mas o sonho merecido de quem ama. A solidão deu lugar ao companheirismo e a busca deu espaço à construção de um projeto de vida.

“Venerado seja, entre todos, o matrimônio”, está escrito Aos Hebreus. Entre todos os homens e mulheres do mundo, vocês se escolheram como companheiros de vida. Selaram um pacto de construir juntos um futuro jubiloso. Como dois num só corpo, agora os desejos, os planos e os empreendimentos serão compartilhados. Mesmo que ninguém os entenda, vocês se entenderão, porque não haverá mais segredos entre si, porque confiança e compreensão agora farão parte de seus projetos. Diálogos, diálogos, diálogos... mesmo que possa parecer exagero, é isso que vocês mais farão, porque tudo o que interessa a um passa a interessar ao outro, porque o sucesso de um é obrigatoriamente o sucesso do outro. Unidos, as alegrias serão somadas e as tristezas divididas. 

O evangelho compara o casamento à união de Cristo e a Igreja. Assim como Cristo amou a Igreja e deu a vida por ela, assim o marido deve amar a sua esposa, protegendo-a e defendendo-a. E a mulher deve honrar o seu marido, trazendo-lhe paz e ânimo. Não é hora de pensar na guerra, mas é oportuno levantar fortalezas fundadas no amor, na confiança e na fé.

Harmonia passa a ser uma palavra sagrada. Ninguém tem o direito de tocar no que o amor de um casal construiu com paciência, renúncia e compreensão. O edifício da família feliz é construído e reconstruído dia após dia com entusiasmo e perseverança.

O casal prudente não mede esforços para agradar, prestar cuidados e motivar um ao outro. Dizer “eu te amo” é a ratificação de uma realidade invencível diante da vida. Um beijo é a garantia de um sono de paz. Outro beijo ilumina momentos de ausência.

Não deixem que o ciúme, a discórdia e as intrigas interfiram em suas vidas. É preciso exercer a capacidade de pedir perdão, de perdoar, de não dar lugar ao rancor. Unidos é que vocês vencerão as dificuldades. É preciso ser grato por tudo o que um significa na vida do outro. 

Agora, duas famílias foram enlaçadas. A sabedoria não deixará que nenhuma delas seja desprezada. Um círculo maior de amor as alcançará, no respeito aos pais e no temor de Deus. Lembrem-se: A felicidade de um casamento duradouro só depende de vocês. Parabéns.

(Discurso no casamento de Estêvão Maciulevicius Cleto e Evelyn Maria Ferreira de Freitas, na chácara Lituânia, em Alumínio/SP, no dia 25 de novembro de 2015, às 10h30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário