terça-feira, 29 de maio de 2012

fotografia / Palacete Salles Gomes, prédio nº 18 da Praça Paulo Setúbal (Tatuí, SP)

Foto de Rubens Oficial / RAS Imagens
Foto: Rubens Oficial

Eu estava fotografando a Praça Paulo Setúbal para o Diário de Tatuí porque ela estava em situação de desleixo por parte da municipalidade. Depois disto, resolvi fotografar esta relíquia da época do ouro branco, que recebe o número 18. Pretendia introduzir a câmera pelo gradil do portão para fazer a foto, mas, quando me aproximava, o portão começou a se abrir, era o dono que chegava. Disfarcei, ele entrou, sumiu nos fundos, e o portão começou a se fechar. Foi aí que me posicionei rapidamente e fotografei. Amei esta foto. Postei nas redes sociais e recebi muitos comentários positivos. Aí veio a questão: de quem é esta casa? No Facebook, escrevi que ela pertencia à família Azevedo, errei. Disseram que pertencia a uma determinada pessoa, outro retrucou. Parece que ficou esclarecido que pertence atualmente a Marco Fiúza, sua esposa Rosana e família.  

Foto: Rubens Oficial
Em 2016, a Praça Paulo Setúbal recebeu uma reforma muito linda. Ela se transformou no Quintal do Saber, um museu a céu aberto com muita informação sobre o local e o seu entorno. Uma das placas fala sobre o Palacete Salles Gomes e expõe uma fotografia antiga e outra atual do prédio. Para minha grande satisfação, foi utilizada a minha fotografia acima. Confiram. 

Um comentário:

  1. Olá Rubens como vai? Passei aqui para matar a saudade e que bela surpresa / essa maravilha pertenceu a / meu pai José Fiuza mais conhecido por (Tino Fiuza) espero que continue sendo essa relíquia que vc tão bem denominou e fotografou, pois hoje em dia com as mentes perturbadas pelo capitalismo tudo se pode esperar não é? Estamos vivenciando a era do Capitalismo Comercial//com pessoas que não têm muito compromisso com o princípio de justiça e respeito ao próximo. Grande abraço...

    ResponderExcluir