quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quem inventou a coxinha?

Pelo nome em português e pela popularidade que desfruta por aqui, imaginamos tratar-se de um produto da culinária brasileira. A maneira como surgiu também parece certa: uma coxa de frango empanada com uma massa, que caiu no gosto popular; a partir daí, foi necessário utilizar outras partes do frango para multiplicar o salgado; então, passou a ser enrolada em forma de coxa e recheada com frango desfiado; e, para lembrar o osso da coxa, espetava-se um palito de dente, o que até hoje é feito em alguns lugares.E a massa? Não sei exatamente a origem. Parece massa de risólis. O Ragazzo, rede de fast-food brasileira de comida italiana, tem na coxinha seu chamariz, muito boa por sinal. Eu continuo achando que a coxinha é nossa. 

2 comentários:

  1. Existe uma história, que o filho de um dos Reis de Portugal aqui no Brasil, só comia Coxa de de galinha, e um dia, na falta dela, uma cozinheira, pegou restos do peito, envolveu em um tipo de massa, e espetou um palito, que imitava o osso da coxa. Esse moleque comeu tudo sem reclamar e quis mais, daí nasceu a coxinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa história é verdadeira e esse fato se deu em Limeira -SP no ano de 1800 e qualquer coisa.
      D. Pedro tinha um filho doido(rsrsrsr!!) que morava na fazenda Morro Azul em Limeira - SP. Na realidade esse filho era escondido da sociedade burguesa da época devido a sua loucura.

      Excluir