sábado, 6 de março de 2010

kiwi

Ainda criança, tive um álbum de figurinhas chamado Bicholândia e ali conheci um pássaro da Nova Zelândia chamado kiwi. Achei-o feio: arrepiado, arredondado e que nem sabia voar.

Muitos anos depois, li com interesse uma matéria da revista Seleções sobre uma fruta de origem neozelandesa chamada kiwi. Na fotografia, ela aparecia cortada, mostrando uma polpa verde brilhante com pintas pretas, uma verdadeira joia. E a reportagem falava de sua qualidade nutritiva, riquíssima em vitamina C. Hoje sei que um único kiwi contém todo o ácido ascórbico que a gente precisa por dia. Recentemente, descobriu-se que o kiwi, a fruta, possui ainda uma vitamina até então desconhecida.

Seu nome não era esse. (Eu até já vi seu nome original, mas não me lembro agora. Eu pesquiso e depois edito esta crônica.) Foi do interesse de seu país que a fruta fosse conhecida mundialmente e levasse consigo o nome da ave que é símbolo daquela nação para atestar sua origem. Não achei uma boa ideia. A fruta da Nova Zelândia se popularizou e ganhou o mundo. Mas o animalzinho não é tão conhecido assim e, aqui no Brasil, o kiwi ou é chileno ou nacional. (Tenho um primo que se casou com uma chilena. Eles vieram morar em Tatuí e, quando ela encontrou kiwi na cidade, ficou exultante porque tinha encontrado algo "do seu país") O kiwi fruta soube voar e se adaptou bem em terras distantes.

No Brasil, o kiwi virou até gíria: um homem "kiwi" é homossexual, peludo por fora a "frutinha" por dentro. Existe o kiwi verde e o amarelo. Tem até nossas cores.

Um dia, vi um programa de TV, do tipo culinário, em que tanto o apresentador como o convidado chamavam a fruta de "quive" e não de "quiuí". Fiquei pensando se não estive durante muito tempo falando errado. Mas acho que não porque não encontrei mais ninguém pronunciando assim.

O Globo Reporter de ontem mostrou brasileiros que trabalham na Nova Zelândia na produção de kiwi, quadruplicando seu salário pela mesma função.

Há várias maneiras de consumir um kiwi. Quando estou com pressa, lavo a fruta, corto ao meio e aperto a casca para abocanhar a polpa. Já vi receita para o aproveitamento da casca também, mas acho bobagem. É tão fina e não parece apetitosa. []s

3 comentários:

  1. Oi Rubens,

    Legal a variedade de assuntos que vc aborda.Adoro Kiwi em salada de fruta mas desconhecia sua história.Valeu!

    Apareça

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá!Rubens.
    Ótimo texto sobre essa fruta deliciosa e nutritiva. Para começar o dia bem nutrida eu faço uma mandala de frutas e o Kiwi e a estrela, pois seu anel de minúsculas sementes pretas é que da o visual lindo, e banha com muita vitamina c meu desjejum
    Ele também contem vitamina E, potássio, salpico com passas e um fio de melado.
    Delícia acompanhada com chá de erva-doce.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Acho essa fruta muito bonita quando cortada, dá um visual muito bonito ao prato. Mas eu a como com uma certa reserva, pois a acho muito ácida (só sei quando ela está bem madura depois de experimentar - rsss).

    ResponderExcluir