sexta-feira, 31 de julho de 2009

mar e espanto


Rubens Antônio da Silva
.
Um avião mergulha na madrugada.
Rasga silêncio e escuridão,
sepulta mistérios nas águas geladas.
Despedaça sonhos e ilusões.
.
Baque surdo Atlântico
propaga ondas de pavor aos continentes.
Salpica as gentes de água e sangue,
dor e desesperança.
.
Petrificados de espanto,
homens mergulham
oceanos de suas almas,
catam destroços de si mesmos,
dilacerados:
violência de (não)notícias.
.
Sobre o mar agora
a calma ignorante.
Nuvens inconsequentes pairam negras.
Retrato do que não se quer reconhecer:
.
A vida é boa
A vida voa
A vida escoa



como ao mar.
.
Tatuí, 2009

domingo, 26 de julho de 2009

sábado, 18 de julho de 2009

as palavras sofrem: LIXO

Parece até um jogo de palavras: jogue o lixo no lixo. Na verdade, o mau cidadão que joga lixo no terreno baldio, "onde todo mundo joga", está jogando lixo no lixo. Ele deveria, por questão de civilidade, jogar o lixo na lixeira. Mas, desde criança, somos acostumados a lançar coisas no "lixo". É que as lixeiras antigamente vinham invariavelmente com a inscrição "lixo", assim como as latas de feijão, arroz, açúcar, farinha e café, para identificar o conteúdo. Lixo é coisa inútil, sujeira. Se lixeira fosse lixo ninguém compraria...

terça-feira, 14 de julho de 2009

CONCURSO OFICIAL DE JUSTIÇA

Saiu publicado hoje no Diário da Justiça Eletrônico - Caderno Administrativo - o edital de abertura do concurso público para admissão de Oficial de Justiça no estado de S. Paulo.
As inscrições deverão ser feitas no período de 20 de julho a 18 de agosto de 2009, às 16h00, pelo site www.vunesp.com.br.
Efetuar o pagamento da inscrição usando boleto que deverá ser impresso pelo site acima, no valor de R$ 39,00, em qualquer agência bancária até o dia 18 de agosto. O candidato terá direito à redução de 50% no valor da taxa de inscrição desde que esteja matriculado em curso pré-vestibular ou curso superior (graduação ou pós-graduação) e não perceba remuneração de dois salários mínimos ou mais.
As provas serão aplicadas no dia 11 de outubro de 2009 e consistirão em 2o questões de ortografia, morfologia, sintaxe e leitura e interpretação de texto; 40 questões dos códigos do processo penal, processo civil, código penal, direito constitucional, direito administrativo e normas da Corregedoria Geral da Justiça (ver artigos no edital); 4 questões de atualidades; 8 questões de matemática e 8 questões de informática.
Os portadores de necessidades especiais serão classificados numa lista especial e os que forem aprovados serão submetidos posteriormente a perícia médica para verificação de compatibilidade com as atribuições do cargo.
Para inscrição é necessário: ser brasileiro nato ou naturalizado ou gozar de prerrogativas constitucionais; ter 18 anos completos até a data do encerramento das inscrições; estar quite com a Justiça Eleitoral; estar quite com o Serviço Militar; não ter condenação por crime contra o patrimônio,a Administração, a fé pública;os costumes e os previstos na Lei 11.343, de 23.08.2006; ter concluído o Ensino Médio até a data da posse.
O Oficial de Justiça tem jornada de 40 horas semanais; vencimentos de R$ 3.150,97 mais auxílios saúde, alimentação e transporte, menos descontos de contribuição previdenciária (11%) e IAMSPE (2%) e imposto de renda. Servidor público não tem direito a Fundo de Garantia.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

as palavras sofrem: FESTA JULINA

O nome Festa Junina parece advir do mês de Junho. Há, porém, quem diga que advém de João, o principal santo homenageado nessas festas de origem católica romana. Festa junina = festa de S. João. Acontece que, para evitar a concorrência de outras festas, muitas instituições passaram a realizá-la em Julho e a chamá-la de Festa Julina. Festa de S. Júlio? Independente da origem, o nome da festa é Festa Junina. Mesmo sendo realizada fora de época, seu nome é Festa Junina.

DESAMPARO

Rubens Antônio da Silva
.
A mãe toma a criança nos braços, aperta-a contra o peito.
- Filhinha, pode cortar a perna do papai... pra ele não deixar mais a gente sozinha?...
.....................................................................................................
- Não, mamãe. Corte o carro!!!
.

foto: RECICLAR - IDEIA PRA SE VESTIR


Alunos do Colégio Adventista desfilam no aniversário de Tatuí com roupas feitas de jornal e saco de lixo. (2008). Clique na foto para ampliar.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

artigo: UMA BANDEIRA PARA TATUÍ




Rubens Antônio da Silva


.


A bandeira da nossa cidade me parece provisória. O brasão dentro de um retângulo branco. Não é verdade?


Pois acho que deveríamos ter uma nova bandeira. E por falar em bandeira, sempre fui favorável que esse símbolo fosse popular, de fácil confecção por qualquer cidadão. Diferentemente do brasão, que deve ser utilizado pela municipalidade e é recomendável que seja bem elaborado. Para mim, o brasão de Tatuí é belíssimo. O hino, também.


Hoje estive no gabinete do prefeito Gonzaga a trabalho e aproveitei para fazer a sugestão: uma bandeira para Tatuí e, de preferência, simples, como a da maioria dos países. Uma primeira sugestão: um retângulo com três faixas. A primeira superior, amarela, simbolizando um dos municípios mais ensolarados do Estado. A do meio, vermelha, a cor da nossa terra que nos deu o apelido carinhoso de pé vermelho. A inferior, azul, lembrando o rio que dá nome à cidade. Só isso.


O prefeito me perguntou: e o brasão sai? Respondi sim. Trata-se de um símbolo à parte. Poderíamos inserir algo que lembrasse a música, mas insisto que deve ser algo fácil de se elaborar.


Gonzaga anotou e me prometeu que vai solicitar um estudo sobre a história de nossa bandeira. Perfeito. Espero ter colaborado.


Em tempo: a bandeira das três faixas nada mais é do que a faixa que a Prefeitura traça contornando os prédios públicos e que já é conhecida da população. Acho isso positivo.