quinta-feira, 2 de julho de 2009

artigo: UMA BANDEIRA PARA TATUÍ




Rubens Antônio da Silva


.


A bandeira da nossa cidade me parece provisória. O brasão dentro de um retângulo branco. Não é verdade?


Pois acho que deveríamos ter uma nova bandeira. E por falar em bandeira, sempre fui favorável que esse símbolo fosse popular, de fácil confecção por qualquer cidadão. Diferentemente do brasão, que deve ser utilizado pela municipalidade e é recomendável que seja bem elaborado. Para mim, o brasão de Tatuí é belíssimo. O hino, também.


Hoje estive no gabinete do prefeito Gonzaga a trabalho e aproveitei para fazer a sugestão: uma bandeira para Tatuí e, de preferência, simples, como a da maioria dos países. Uma primeira sugestão: um retângulo com três faixas. A primeira superior, amarela, simbolizando um dos municípios mais ensolarados do Estado. A do meio, vermelha, a cor da nossa terra que nos deu o apelido carinhoso de pé vermelho. A inferior, azul, lembrando o rio que dá nome à cidade. Só isso.


O prefeito me perguntou: e o brasão sai? Respondi sim. Trata-se de um símbolo à parte. Poderíamos inserir algo que lembrasse a música, mas insisto que deve ser algo fácil de se elaborar.


Gonzaga anotou e me prometeu que vai solicitar um estudo sobre a história de nossa bandeira. Perfeito. Espero ter colaborado.


Em tempo: a bandeira das três faixas nada mais é do que a faixa que a Prefeitura traça contornando os prédios públicos e que já é conhecida da população. Acho isso positivo.

Um comentário:

  1. Eu sugeriria que fosse posto uma clave de sol no centro da bandeira, como foi dito, pra lembrar também a música, que é o maior símbolo atual da nossa cidade.

    ResponderExcluir