terça-feira, 11 de agosto de 2009

biografia: Quem foi Paulo Setúbal


Paulo de Oliveira Setúbal foi um escritor brasileiro nascido em Tatuí no dia 1º de janeiro de 1893 e falecido na capital paulista em 4 de maio de 1937. Foi advogado, promotor de justiça, deputado duas vezes e escritor, tendo também exercido o cargo de professor no Ginásio Arquidiocesano e na Escola de Comércio do Bras.

Iniciou seus estudos com um professor particular, Francisco Evangelista Pereira de Almeida, o Chico Pereira, transferindo-se depois para o Grupo Escolar de Tatuhy, hoje a Escola João Florêncio. Indo sua família para São Paulo, matriculou-se no Ginásio do Carmo, dirigido pelos irmãos Maristas. Em 1910, presta exame e ingressa no segundo ano da Faculdade de Direito de São Paulo, bacharelando-se em 1914.

Abandonando a advocacia e a política, dedicou-se inteiramente às letras. Sua estreia, em 1920, com o livro de poesias Alma Cabocla, foi estrondoso. A tiragem incomum de 3.000 exemplares, que a Revista do Brasil editou, esgotou-se em menos de um mês. Porém seu maior sucesso aconteceu em 1925, com o romance A Marquesa de Santos, que alcançou grandes tiragens, adaptação para o cinema e a televisão, e tradução para o inglês (EUA), francês, alemão, russo, espanhol, croata e árabe. O escritor brasileiro mais lido de seu tempo.

Foi membro da Academia Brasileira de Letras, Academia Paulista de Letras, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico e Geográfico de Ouro Preto e do Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário