Deixe o vitimismo (faça acontecer), assuma o controle (cuide de si) e blinde-se do sabotador.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2018
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
O sufixo 'aço'
Estive pensando no sufixo 'aço'.
Ele vem do latim 'aceum' e denota intensidade.
Essa intensidade por ser uma ação forte, como em 'inchaço';
uma qualidade notável, como em 'golaço';
algo excessivo, volumoso, como em 'tijolaço';
ou uma ação grandiosa pelo conjunto, como em 'tuitaço', 'apitaço', 'buzinaço'.
Essas palavras, umas estão dicionarizadas, outras ainda não, mas são neologismos correntes.
Existe um estudo da USP sobre o sufixo, mas não li ainda.
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
quarta-feira, 21 de novembro de 2018
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
sábado, 3 de novembro de 2018
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
cata-frase | Jair Bolsonaro
“Ao invés de brigarem pela minha eleição, por voto para mim, fica lá brigando pelo governo de São Paulo. O objetivo de vocês é Bolsonaro, depois França ou Dória, (...) que parece que vocês se elegeram por mérito próprio”.
(Jair Bolsonaro, candidato do PSL à presidência do Brasil)
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
cata-frases | Eduardo Bolsonaro
“Se quiser fechar o STF, não mando nem um jipe. Mando um soldado e um cabo. Sem desmerecer o soldado e o cabo.”
Eduardo Bolsonaro, deputado federal (PSL/SP), em vídeo gravado em julho
terça-feira, 23 de outubro de 2018
Ódio e desinformação
Em tempo de grandes polêmicas, vejo com tristeza agressões verbais frequentes na internet. "Burro" é um termo muito utilizado de lado a lado. Não se trata um irmão assim! A inteligência é um dom de Deus, é o que nos faz semelhantes a Ele. Todos somos inteligentes, uns mais outros menos. Devemos gratidão a Deus pela nossa capacidade intelectual, e não subestimar a alheia.
As divergências de ideias advêm da divergência de interesses, de valores. Muito do que se publica na internet carece de conhecimento, de informação leal. A pessoa raciocina com as informações a que teve acesso. Quer publicar com segurança? Examine suas fontes; são conhecidas? têm sustentação em provas cabais? Tudo é passível de comprovação.
Mas ninguém é burro por compartilhar informação errada. Há duas possibilidades para uma pessoa errar em suas mensagens compartilhadas. A primeira é fruto de uma mentira repetida exaustivamente por mídias maliciosas. A TV Globo, maior veículo de comunicação de massa no Brasil, jé reconheceu e se desculpou pelo apoio dado aos militares que assaltaram o poder no país. Também assumiu que distorceu o debate político para beneficiar Fernando Collor nas eleições de 1989, a primeira após a ditadura.
Vamos passar ao segundo caminho para se chegar a uma conclusão errada. Ela foi estudada a fundo pelo psicanalista Norberto Keppe. O ser humano, sendo estimulado ao ódio, à inveja, a uma emoção negativa, cria um escudo que o impede de chegar à realidade dos fatos. Ele rejeita intelectualmente todo o bem e o belo nas pessoas que rejeita. Seu pensamento não ultrapassa essa barreira e se desviam, chegando a conclusões enganosas. É como se a mentira fosse boa porque o satisfaz, o conforta. Não admitir qualidade em alguém é tão estúpido quanto não admitir enganos em si.
A mídia maliciosa utiliza esses dois métodos (ou modus operandi) para dominar a inteligência popular: repetir exaustivamente informações falsas para que soem verdadeiras, e e incitar o ódio contra quem quer destruir. Feito isto, dificilmente o cidadão poderá desfrutar de sua inteligência intrínseca para chegar ao conhecimento da verdade, e estará enredado pelo mal, que invariavelmente estará contra si mesmo.
Não gosto de levantar problemas sem ao menos estudar uma solução. Indico a pluralidade de informações, sem dispensar o pensamento contrário; a busca por comprovações, hoje facilitada pela internet; o cultivo do amor ao próximo, sem o que não se conhece a sua realidade. Chamar um semelhante de burro é falta de amor.
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Sugestões para a campanha política
Compartilhar ao máximo as decisões do TSE suspendo fakenews para que pessoas bem intencionadas abram os olhos.
Mostrar as votações de Jair Bolsonaro em todos os projetos do Michel Temer para mostrar que com ele o povo já perdeu.
Mostrar que Haddad é um homem de bem, homem de família, honesto, e que teve sua administração em São Paulo premiada até pela ONU.
terça-feira, 9 de outubro de 2018
Uma técnica para melhorar o humor e o bem-estar
Vi uma pequena aula de Leandro Percário, no YouTube, ontem, em que ele ensina uma técnica para melhorar o humor e o bem-estar. Por se tratar de um problema que afeta a quase todos nos nosso dias, vou deixar registrado aqui. Ele ensina:
Leandro Percário é especialista em TFT.
- Aspire com ar de sorriso até encher os pulmões. Solte lentamente. Repita várias vezes.
- Pense em algo de que você é grato. Repita o exercício várias vezes com esse pensamento.
- Pense numa qualidade que você tem. Repita o exercício, dizendo mentalmente: "eu sou essa qualidade".
Leandro Percário é especialista em TFT.
sexta-feira, 5 de outubro de 2018
Avaliação de matérias regionais no DT
Pesquisa DataDT revela que as matérias mais apreciadas no Diário de Tatuí são as referentes a empregos, cursos e - claro! - crimes e acidentes extraordinários. Mas o objetivo da pesquisa não foi esse, mas sim avaliar as postagens regionais de interesse local. Verificamos apenas os acessos via Facebook.
O resultado confirma o interesse dos cidadãos tatuianos além do limite do município. Balonismo em Iperó = mais de 6,6 mil visualizações; Meninos assassinados pelo pai em Boituva = mais de 8 mil; PM baleado pela própria arma em Cesário Lange = 2,3 mil; Sequestro em Itapetininga = 1,1 mil; acidente grave em Boituva = 9,6 mil; tombamento de prédios e locomotivas em Iperó = 1,5 mil.
Também foram sucesso as matérias sobre o movimento #elenão em Tatuí = 10 mil visualizações via Facebook, e esquentou a seção de comentários, que se dividiram entre os contrários e os favoráveis ao candidato anticristo, e pouquíssimos -três? - que quiseram censurar o jornal, mas que foram respondidos tecnicamente e aceitaram as explicações.
domingo, 30 de setembro de 2018
sábado, 29 de setembro de 2018
terça-feira, 25 de setembro de 2018
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
domingo, 23 de setembro de 2018
sábado, 22 de setembro de 2018
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Reunião no Centro Cultural sobre novo Plano Diretor de Tatuí
Estive, no Centro Cultural, participando de uma reunião de discussão do novo Plano Diretor do município, representando a Amatatuí. Foi muito bom. O que mais foi discutido foi a delimitação da zona Centro; das zonas industriais; da defesa do patrimônio arquitetônico do município; e da estrutura turística.
A direção da reunião ficou por conta dos nossos amigos Galhego e Davison, e da Juliana, secretária municipal. A Juliana apontou a falta de participação de representantes das associações de bairros: nenhum presente. A nossa amiga Ana Helen não pôde comparecer, mas sabemos que ela é atuante.
domingo, 9 de setembro de 2018
Na Casa da Práxis, Assembleia da deputada Márcia Lia
Felipe Costa Mercadante, Fernanda Dalmatti Lima, Gustavo Costa, Eliza de Oliveira Cardoso, Thaís Araujo, Anna Giulia Gaudenci, Márcia Lula Lia, José Fernando Romagnollo, Hugo Rodrigues, Felipe Moreira, Mayara Soares, Flavia Piazzi, Priciele Antunes, Carlos Mello, KR Santos, Bruna Maéli Antunes da Silva, Simone Pavanelli, Rubens Antônio da Silva e José Joubert.
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
segunda-feira, 3 de setembro de 2018
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Oficina do Patrimônio no CEU
![]() |
Antonio Zagato |
O Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí), em comemoração do Dia Nacional do Patrimônio (17/08), promoveu na terça-feira (21/08) uma Oficina de Patrimônio, ministrada pela UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), departamento técnico do Condephaat/SP (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
O palestrante foi Antonio Zagato. Arquiteto concursado há 9 anos do departamento técnico do Condephaat, já instruiu mais de 60 processos de tombamento em várias cidades do Estado de São Paulo. É mestre em Políticas Públicas (UFABC) e especialista em Economia Urbana e Gestão Pública (PUC-SP).
Anoto a participação de Rogério Viana, Luís Antonio Galhego Fernandes, Davison Pinheiro, Felipe Moreira, Natalie Sallum, Eduardo Guedes Caetano, Thony Guedes e Casiano Sinisgalli.
O objetivo da Oficina foi aproximar o órgão estadual de patrimônio cultural, a comunidade e os governos locais, visando à capacitação dos agentes locais para a preservação do patrimônio cultural. Nas oficinas, são tratados temas como conceitos de patrimônio cultural atuais, instrumentos de preservação do patrimônio - legais, financeiros, educativos etc., conhecimento das necessidades locais, fomento à articulação e participação social no patrimônio, troca de informações entre os agentes participantes, dentre outros assuntos, a depender do interesse e pauta colocados pelas Prefeituras.
domingo, 12 de agosto de 2018
T. Monteiro
Entre 1979 e 1981, contribuí com diversas matérias para a seção Panorama, do caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Quem assinava a seção era T. Monteiro, mas nem sabia se era homem ou mulher. Por seu intermédio, publiquei muitas curiosidades de Tatuí. Quando publiquei meu primeiro livro, enviei um exemplar e recebi, através da seção, um agradável elogio a um dos meus poemas.
Hoje me lembrei de pesquisar (naquele tempo não havia internet) quem era T. Monteiro. Trata-se de Therezinha Monteiro Deutsch, filha de Jerônymo Monteiro, criador da Panorama, assinando J. Monteiro. Falecido o pai, Therezinha assumiu a coluna com o nome T. Monteiro. Foi jornalista e tradutora (traduziu Jane Austen, entre tantos). Faleceu em 07 de março de 2008. Que pena.
sábado, 11 de agosto de 2018
quinta-feira, 9 de agosto de 2018
Classificação da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2018 por aproveitamento
- França - 2,71 pontos por jogo - 19/7
- Bélgica - 2,57 pontos por jogo - 18/7
- Uruguai - 2,4 pontos por jogo - 12/5
- Brasil - 2 pontos por jogo - 10/5
- Suécia - 1,8 ponto por jogo - 9/5
- Croácia - 1,7 p/j - 12/7; saldo de gols = 4
- Colômbia - 1,7 p/j - 7/4; sg = 3
- Rússia - 1,6 p/j - 8/5
- Espanha - 1,5 p/j - 6/4; sg = 1; 7 gols marcados
- Dinamarca - 1,5 p/j - 6/4; sg = 1; 3 gols marcados
- México - 1,5 p/j - 6/4; sg = -3
- Inglaterra - 1,4 p/j - 10/7
- Senegal - 1,3 p/j - 4/3; sg = 0; 4g
- Irã - 1,3 p/j - 4/3; sg = 0; 2g
- Portugal - 1,2 p/j - 5/4; sg = 0; 6g
- Suíça - 1,2 p/j - 5/4; sg = 0; 5g
- Coreia do Sul - 1 p/j - 3/3; sg = 0; 3g
- Peru - 1 p/j - 3/3; sg = 0; 2g
- Japão - 1 p/j - 4/4; sg = -1; 6g
- Nigéria - 1 p/j - 3/3; sg = -1; 3g
- Alemanha e Sérvia - 1 p/j - 3/3; sg = -2; 2g
- empate na colocação anterior
- Argentina - 1 p/j - 4/4; sg = -3; 6g
- Tunísia - 1 p/j - 3/3; sg = -3; 5g
- Polônia - 1 p/j - 3/3; sg = -3; 2g
- Arábia Saudita - 1 p/j - 3/3; sg = -5
- Marrocos - 0,33 p/j - 1/3; sg = -2
- Austrália, Islândia e Costa Rica - 0,33 p/j - 1/3; sg = -3; 2g
- triplo empate na colocação anterior
- triplo empate na colocação anterior
- Egito - 0 p/j - 0/3; sg = -4
- Panamá - 0 p/j - 0/3; sg = -9
Foram considerados os resultados dos jogos no tempo regulamentar (sem prorrogação), para avaliar o aproveitamento nos jogos que disputou, como se fossem num campeonato de pontos corridos.
segunda-feira, 23 de julho de 2018
domingo, 15 de julho de 2018
segunda-feira, 9 de julho de 2018
cata-frases / Emir Sader
“domingo foi uma aula viva do que é o lawfare.”
(Emir Sader, sociólogo e pesquisador, no Twitter, sobre o embate entre Judiciário e a decisão de soltar Lula, definida pelo desembargador Rogério Favreto.)
(Emir Sader, sociólogo e pesquisador, no Twitter, sobre o embate entre Judiciário e a decisão de soltar Lula, definida pelo desembargador Rogério Favreto.)
cata-frases / Sepúlveda Pertence
"Estou aterrorizado, vivi 21 anos de ditadura no meio judicial e nunca vi nada parecido."
(Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, sobre a atuação de Sérgio Moro em desobediência à decisão do desembargador Favreto, do TRF4)
(Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, sobre a atuação de Sérgio Moro em desobediência à decisão do desembargador Favreto, do TRF4)
cata-frases / Manuela D'Ávila
Lula é vítima de uma clara e implacável perseguição por setores do Judiciário e MP. Alguém tem alguma dúvida disso depois de ontem? Para q/ Lula seja solto e a justiça seja feita é preciso muita mobilização popular. É a nossa liberdade e a democracia q/ estão em jogo. (Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB à presidência do Brasil, no Twitter)
cata-frases / Wadih Damous
“a Lava Jato se comporta como organização criminosa”
(deputado Wadih Damous (PT-RJ), um dos advogados de Lula)
(deputado Wadih Damous (PT-RJ), um dos advogados de Lula)
quinta-feira, 28 de junho de 2018
cata-frases / Cláudio Lembo
“Nunca vi nada tão imoral como o que acontece no Brasil. Parece que Judiciário não tem apreço por nada, sobretudo pelos direitos humano. Há uma elite branca no país que não quer ver Lula de volta.” (Cláudio Lembo, ex governador de SP)
terça-feira, 26 de junho de 2018
caderno | Música de 1973 que nunca esqueci
Eu era pequeno quando ouvia esta música. Não me lembrava do artista. Agora com a internet, fui pesquisar. O artista se chamava Daniel (não o Daniel que fez dupla com João Paulo). Era conhecido popularmente também como Daniel Brasileiro. Gravou a música Pé no Caminho em um compacto simples de vinil. Foi parceiro de outros artistas, como Wando. O mais curioso que descobri é que ele cumpriu o que dizia em sua música. Foi morar nas ruas de São Paulo, onde morreu há alguns anos. Eis a música:
PÉ NO CAMINHO
(Daniel Brasileiro)
Qualquer dia desses, boto o pé no caminho
Na beira da estrada, faço o meu ninho
Chinelo no pé e mochila no ombro
Tô a um passo da queda
E dois para o tombo
E num passo mais fundo
Mais longo na estrada
Me arrisco na vida
Sem medo de nada
Num passo mais fundo
E mais longo na estrada
Minha pobre família
Meu tudo e meu nada
Num passo mais fundo
E mais longo na estrada
Me atiro no mundo
Minha sorte jogada
Meu pobre pai
Meu grande amigo
Eu preciso lhe falar
Meu grande pai
Meu pobre amigo
Você tem que me ajudar
1973
segunda-feira, 25 de junho de 2018
sábado, 16 de junho de 2018
Tatuí recebe deputada federal Ana Perugini na Central dos Movimentos Populares
Mais R$ 350 mil para Tatuí
texto de Eduardo Sallum
texto de Eduardo Sallum
![]() |
Maestro Luís Bernardo Trindade também participou |
Na noite de ontem, recebemos na Casa da Práxis (a Central dos Movimentos Populares de Tatuí - CMPT) a visita da deputada federal Ana Perugini. Na oportunidade, discutimos os problemas do Brasil e de nossa cidade.
Aproveitei também sua presença para entregar uma Moção de Aplauso pelos recursos trazidos pela deputada para Tatuí: R$ 100 mil reais para a saúde e R$ 250 mil para a infraestrutura. Recursos estes solicitados por mim e pelo Diretório do Partido dos Trabalhadores de Tatuí.
As UBS's Vila Angélica, Valinhos e CDHU e o recapeamento de duas ruas do bairro San Raphael foram os destinos destes recursos.
Agradecemos o olhar atencioso de Ana Perugini para Tatuí.
Eduardo Sallum
vereador PT
domingo, 10 de junho de 2018
quinta-feira, 7 de junho de 2018
cata-frases / Dilma Rousseff
"... é melhor sofrermos uma injustiça do que praticá-la..."
terça-feira, 5 de junho de 2018
segunda-feira, 4 de junho de 2018
sábado, 2 de junho de 2018
domingo, 13 de maio de 2018
antologia / Mario Quintana
Mãe
Mário Quintana
São três letras apenas
as desse nome bendito.
Também o céu tem três letras
e nelas cabe o infinito.
Para louvar a nossa mãe,
todo bem que se disser
nunca há de ser tão grande
como o bem que ela nos quer.
Palavra tão pequenina,
bem sabem os lábios meus,
que és do tamanho do CÉU
e apenas menor que Deus.
sábado, 12 de maio de 2018
cata-frases / Leandro Karnal
“quem lê a revista Veja não está dividido com nada; é absolutamente fascista, tapado, em qualquer sentido” - historiador Leandro Karnal , em 2015.
domingo, 6 de maio de 2018
Representantes do Judiciário brasileiro deixaram a retidão
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração, escreveu Davi. Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça, disse Jesus.
A retidão é alegria para os justos e, para o injusto, é no mínimo segurança jurídica. A certeza de que não haverá injustiça.
Atualmente, vivemos no Brasil a insegurança jurídica. Representantes (não todos) do poder judiciário brasileiro deixaram a retidão, a equidade, para alcançar o desejo de seus corações impuros, a condenação e a absolvição conforme seus interesses.
sexta-feira, 27 de abril de 2018
Minimalismo
Uma das ideias de que gosto é a do chamado Minimalismo. Veja algumas coisas que aprendi: a quantidade de coisas que nós temos não é importante. Importantes são as coisas que nós usamos. Pensemos no que realmente gostamos. Olhemos para aquilo que já temos. Vamos comprar bem e comprar pouco. Comprar produtos bons e apenas o suficiente. Vamos usar muito as coisas das quais gostamos, sem preocupação em repetir roupas e acessórios.
terça-feira, 24 de abril de 2018
mandato compartilhado / Proposituras do vereador Sallum (PT)
Proposituras do vereador Eduardo Dade Sallum (PT)
Nº 418/2018 - 23/04/2018 - INDICO a Exma. Sra Prefeita Municipal de Tatuí, para que através do órgão competente promova com parcerias com editais de entidades públicas e privadas a revitalização do acervo do Cordão Folclórico Tatuiense, o Cordão dos Bichos, o mais importante ícone do folclore do município.
Nº 417/2018 - 23/04/2018 - INDICO a Exma. Sra Prefeita Municipal de Tatuí, para que através do órgão competente investigue a situação do estado de conservação da maquete do antigo Theatrão e caso seja necessário, realize a sua revitalização e posteriormente o disponibilizando para o público.
Nº 900/2018 - 23/04/2018 - REQUEIRO À MESA, ouvido o Egrégio Plenário na forma regimental, digne-se oficiar o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que o conjunto arquitetônico da antiga Fábrica São Martinho, já tombado pelo Condephaat SP, seja reconhecido como patrimônio histórico por sua importância no desenvolvimento da indústria têxtil brasileira.
Nº 899/2018 - 23/04/2018 - REQUEIRO À MESA, ouvido o Egrégio Plenário na forma regimental, digne-se oficiar a Exma. Srª Prefeita Municipal de Tatuí, para que informe através do órgão competente, qual o estado de conservação da maquete do antigo Theatrão, acervo do Museu Histórico Paulo Setúbal?
Nº 898/2018 - 23/04/2018 - REQUEIRO À MESA, ouvido o Egrégio Plenário na forma regimental, digne-se oficiar a Exma. Srª Prefeita Municipal de Tatuí, para que informe através do órgão competente, há possibilidade de promover, através de parcerias, a revitalização do acervo do Cordão Folclórico Tatuiense, o Cordão dos Bichos, o mais importante ícone do folclore do município?
Mensagem que recebi da minha filha Bruna Maéli no meu aniversário
Mensagem que recebi da minha filha Bruna Maéli, no dia do meu aniversário, e que não quero perder, pois representa muito para mim. Então deixo aqui gravado:
"Hoje é o dia do homem mais inteligente, gentil e educado que eu conheço. Uma pessoa que não sabe ser rude ou injusta com ninguém, que preserva os seus valores e defende seus ideais acima de tudo. Sou muito grata por poder chamar esse homem incrível de pai, aquele que me ensinou (com certa dificuldade) que a paz é muito mais valiosa que a razão, que o ódio só faz mal pra quem tem e que ter aqueles que amamos por perto vale muito mais que qualquer riqueza material.
"Você sempre diz que sou uma filha muito amorosa, mas só ofereço aquilo que sempre recebi de você e da mamis, porque independente do que aconteça na minha vida eu sei que com vocês eu sempre terei abrigo.
"Obrigada por tudo, que Deus te conceda muitos e muitos anos de vida e abençoe grandemente os seus caminhos, que sua vida seja cheia de realizações e que nada nesse mundo venha a tirar seu brilho e sua coragem, te amo ❤"
domingo, 22 de abril de 2018
fitoterapia | Prostrata
![]() |
Euphorbia prostrata (Foto: Rubens Oficial / DT) |
![]() |
Euphorbia prostrata (Foto: Rubens Oficial / DT) |
A Euphorbia prostrata é conhecida por quebra-pedra-rasteira. Mas não há nenhuma pesquisa comprovando que ela tem as mesmas propriedades da outra quebra-pedra, a Phyllanthus niruri. Acho melhor chamá-la por outra nome. Sugiro "prostrata", porque faz todo sentido, pois ela é rasteira, prostrada.
A boa notícia é que ela também tem grandes propriedades medicinais. A mais destacada é a sua utilização no combate a hemorroidas. Em muitos países se comercializa fitoterápicos com a Euphorbia prostrata com essa finalidade. Traduzi as indicações mostradas nas embalagens: Reduz o sangramento e a inflamação. Alivia a dor e a coceira. Parece fantástica. Daniel Forjaz recomenda 100 mg de extrato seco da prostrata por três dias a duas semanas, conforme o caso. Ou infusão de duas colheres de sobremesa da planta para cada xícara de água pelo mesmo período.
Outras utilidades da planta são: depurativa, anti-inflamatória, contém látex cicatrizante (pesquisa da Austrália), contra picadas de cobra (EUA). Antioxidante à altura da vitamina C, anti-inflamatória, anti-histamínica, analgésica igual ou melhor que o diclofenaco, protetor hepático à altura do cardo mariano, bactericida eficiente contra a salmonela. Combate diarreias bacterianas.
Por se tratar de planta rasteira, está mais sujeita a contaminações. Por isso, é indicada a sua desinfecção. Daniel Forjaz indica: deixe a planta por cinco a dez minutos numa solução de cinco litros de água com uma colher de sopa de hipoclorito.
As fotos acima fiz em Tatuí SP, no quintal da Casa da Práxis, na Rua Prudente de Moraes, perto do Mercado Municipal.
sábado, 21 de abril de 2018
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)