sábado, 28 de junho de 2014

as palavras sofrem>>> Taça, Copa

A taça do mundo é nossa!, ganhamos a Copa do Mundo. Na realidade o que nós ganhamos foi um troféu. Veja seus significados no que tange nosso tema:

"tro.féu
sm (gr trópaion, via lat trophaeu) 1 Insígnia ou sinal que se expunha ao público em comemoração de alguma vitória. 2 Sinal ou insígnia de uma vitória. 3 Árvore com os ramos engalhados em que se penduravam enfeixadas as bandeiras, as armas e os despojos tomados ao inimigo." (Michaelis)

"ta.ça
sf (ár Tâsa) 1 Vaso para beber, pouco fundo e de boca um tanto larga; copo. 2 Espécie de vaso de metal cinzelado ou não, provido de tampa, asas e pé, que se oferece ao ganhador de uma disputa esportiva ou concurso de beleza. 3 Pequena malga; tigelinha." (Michaelis)

"co.pa
(ó) sf (lat cuppa)  Copo, taça, vaso, taça ornamental oferecida como prêmio, especialmente como símbolo de um campeonato: Copa do Mundo." (Michaelis)

Podemos ver que taça e copa são palavras sinônimas e são um tipo de troféu. No entanto, nem a taça Jules Rimet (que o Brasil ganhou em definitivo) nem a copa Fifa (que permanece com o campeão da época) são taça ou copa porque não tem o formato de copo. São troféus. No inglês, World Cup, copa do mundo, também tem o sentido de copo de boca larga.